Aquilo que nos faz ir para baixo das cobertas, correr para nossas mães, suar frio, tremer, os medos estão por aí para assombrar a vida de todos.
Me lembro quando era criança e eu tinha medo do escuro e usava luzinha pra dormir, também lembro que eu tinha medo no oftalmologista de que tocassem no meu olho, na verdade tenho até hoje problema com isso, a uns meses atrás tentei colocar lente de contato no meu olho e fiquei minutos tentando colocar no consultório, eu devia ter previsto que não iria dar certo isso…
O medo em teoria é apenas um estímulo que o nosso cérebro desenvolveu para encarar situações de risco, isso desde sempre, sobreviver essa era a vida dos homens das cavernas, viver ao mesmo tempo com dinossauros dá nisso, e assim a adaptação foi sendo desenvolvida com os bilhares de anos de nossa existência.
Se é apenas por sobrevivência, porque temos medos tão bobos?
Então… Isso depende muito de nossos traumas e nossa vida, independente se é bobo ou não, ele é um medo.
Fobias, medos e traumas o que diferem eles?
por muitas vezes os traumas (experiências estressantes) vem por um acaso desenvolver fobias gravíssimas (medo exagerado) que podem gerar até ataques de pânico, e o medo é o seu cérebro reagindo a algum estímulo.
Como se mede o medo?
Não se mede o medo, a reação ao tal medo dessa pessoa é algo dela, pode ser altamente estressante para alguém voar de avião e pra você não.
Quanto um medo pode afetar a vida de alguém?
A maior parte dos medos, são aqueles que não passam na nossa cabeça toda hora, que não afetam a nossa vida por completo, as vezes é alto apenas momentâneo como algo imprevisto no trabalho ou perder algum pertence, mas há quem tem medo constante, bem vou dar um exemplo que acontece infelizmente com muitos: O medo de ser assaltado, quem nunca possou por isso nunca vai saber como é ter o receio de andar na rua ou de sair de casa. Traumas em geral são os piores, porque ficam marcados na sua vida, e eu digo os piores porque algumas pessoas ficam catatônicas, e não conseguem mais viver.
Como funciona o medo em nosso cérebro:
O cérebro ele libera neurotransmissores: adrenalina e serotonina, ativa parte dele: O hipotálamo e a amígdala cerebral. A reação do resto do corpo é o coração batendo forte, respiração ofegante, a pessoa sua, treme, e ainda quando estamos com medo nós não pensamos direito, não é algo lógico o medo as vezes tmb hehe.
O medo faz parte da vida de todos, mas podemos superar eles, podemos contornar tudo o que passa dentro de nossas cabeças, precisa apenas parar pra respirar e enfrentá-lo.
Deixe um comentário